4 razões para superar o medo de investir

Eu entendo as pessoas que têm medo de investir. Sim, eu também já tive

Sabe onde todo esse problema se inicia? Nossa cultura. Nós fomos criados em uma cultura mercantilista e latifundiária (nossa história mostra isso) onde os ricos brincavam de acumular especiarias em seus grandes pedaços de terra e os outros apenas trabalhavam para que isso acontecesse.

Mas não acho que esse seja o maior problema. O principal causador desse medo de investir é, sem dúvidas, a falta de educação financeira nas escolas e o tabu que é falar de dinheiro dentro de casa. No entanto, preciso te dizer que esse medo só tem a te prejudicar, pois você está perdendo algumas vantagens que podem melhorar e muito a sua vida.

Por que você deve superar o medo de investir? Se por um lado é muito bom, eu te aconselho a pesquisar e estudar bastante sobre os investimentos aqui e em outros blogs, afinal, informação nunca é demais e se você tem algum receio é porque ainda está pisando em ovos.

Abaixo estão os 4 motivos que me levaram a começar a investir e me motivaram a entender como o mercado funciona e começar a gostar dele.

 

Para viver de renda

Viver de renda é, em outras palavras, ter liberdade financeira. É saber que, se parar de trabalhar hoje, terá dinheiro para o resto da vida pois o seu patrimônio está crescendo independente do que fizer com a sua carreira profissional.

E aí, gostou? É, realmente é um fator diferencial e, quem já alcançou (eu também estou buscando) diz que traz uma tranquilidade impressionante.

 

Para ter controle sobre o seu futuro

Independente de quem seja o culpado, você já viu como está a situação do INSS? Já viu quantas pessoas passam meses sem receber seus salários e ficam no perrengue? Você realmente quer depender disso? Eu escolhi não depender e por isso comecei estudar.

Você pode fazer a sua própria reserva para aposentadoria, conseguir melhores taxas de rendimento e quem sabe, se aposentar antes do previsto.

 

Para ter liberdade de escolha

Quando você tem conhecimento, pode escolher o que considera melhor para a sua vida, seja mudar de carreira, desistir do emprego ou se aposentar mais cedo.

 

Para ter uma nova perspectiva

A época de acumular embaixo da cama já passou, essa atitude faz com que o seu dinheiro perca valor e que demore mais para alcançar os objetivos. Além disso, começar a investir pode fazer com que encontre um novo hobby e quem sabe você não muda e começa a trabalhar no mercado financeiro?

 

Para finalizar, lembre-se: Antes de experimentar os motivos, você precisa estudar e se educar financeiramente para conseguir diminuir os riscos e aumentar a confiança na sua capacidade.

 

Gostou deste post da G44 Brasil? comente compartilhe!



5 comentários

Deixe uma resposta