5 Práticas que vão te ajudar a poupar dinheiro

Ter objetivos claros, controlar gastos e criar listas antes de ir às compras são algumas das dicas que preparamos. Confira!

Ter um planejamento financeiro é imprescindível para poupar dinheiro. Assim como adotar algumas práticas em seu dia a dia que podem te fazer economizar de forma efetiva e te ajudar a ter um maior controle de sua vida financeira. Confira a seguir 5 dicas para você começar a poupar dinheiro agora!

1 — Traçar objetivos

O fator emocional pode impactar em nossa vida financeira, por isso é muito importante ter bem organizado e estabelecido o que fazer com nosso dinheiro. Definir metas de pequeno, médio e longo prazo é o caminho inicial para organizar suas finanças. Para o quê você quer poupar dinheiro? Estabelecer um objetivo claro de quanto irá poupar vai te ajudar a separar parte do seu orçamento mensal, sem peso na consciência.

 

2 — Controlar seus gastos

Ter uma planilha de controle de gastos é essencial para saúde financeira de qualquer pessoa. Quando se está ciente do quanto se gasta e em que se gasta é possível fazer um panorama da sua realidade financeira, e a partir dele saber quais despesas devem ser priorizadas e onde é possível cortar custos.

 

3 — Criar listas

A boa e velha lista de compras continua sendo indispensável para quem quer poupar dinheiro e não pecar nos excessos. Todavia, ela deve ser utilizada de forma restritiva para aquilo que você realmente vai precisar e não só para lembrar o que deve ser comprado em uma ida ao mercado.

Dica: Ir ao mercado com o “dinheiro contado” para os itens que deseja, também é uma prática que pode ajudar a economizar e evitar levar itens desnecessários só por conveniência.

4 — Pesquisar e pechinchar

Antes de investir seu dinheiro na aquisição de qualquer produto é necessário pesquisar a qualidade, custo-benefício, durabilidade e garantias, para que seja um bom investimento. Após escolher o produto, busque comparar preços entre lojas concorrentes, sejam elas físicas ou digitais. Encontrando o produto certo e a loja certa, negocie descontos! Pechinchar não é ruim e é uma forma efetiva de poupar dinheiro.

Dica: Quando o assunto é loja digital, peça ou pesquise cupons de descontos. Entre em contato com o site ou pesquise em plataformas de descontos, vale a pena conferir e economizar mais.

5 — Alugar ou pedir coisas emprestadas

Com certeza você já se deparou com algum item encostado em sua casa que foi adquirido apenas para atender a uma situação pontual. Quando se quer poupar dinheiro é importante que antes de qualquer compra, pondere a utilidade e frequência de uso do objeto.

Caso julgue que raramente precisará dele, ou que é só para suprir uma excepcionalidade, você pode optar por alugar o mesmo item por um preço bem menor do que pagaria para adquiri-lo, ou até mesmo recorrer a um amigo que o tenha. Assim, você economiza dinheiro, resolve sua necessidade e ainda terá mais espaço em sua casa!

 

Dica: Caso você tenha adquirido algo que entra na categoria de “raramente utilizado”, talvez possa considerar a possibilidade de desapegar desse objeto e conseguir ganhar dinheiro com aquilo que até então não estava sendo utilizado.



8 comentários

Deixe uma resposta