8 sinais de que você está usando o cartão de crédito de forma errada

Usar o cartão de crédito sem planejamento pode lhe trazer muitas dívidas, tornando-se quase impossível de sair delas. No entanto, como saber se você está utilizando o seu cartão de forma errada? há alguns sinais capazes de mostrar que você está se endividando com o pagamento eletrônico e é justamente isso que irei mostrar neste post da G44 Brasil.

1- Você está usando o cartão de crédito para suas necessidades básicas

É o seu salário que deve pagar os itens do dia a dia como comida, roupa, luz e combustível. Ter que usar o cartão de crédito para cobrir esse tipo de despesas é o sinal de problemas financeiros. Sendo assim, planeje o seu orçamento e gastos para viver de acordo com os seus ganhos e reverter essa situação que pode levar ao endividamento excessivo.

2- Você usa o cartão de crédito para pagar o outro

Priorizar a fatura do cartão de crédito é algo inteligente. Por outro lado, deixar de pagar a fatura é algo que você nunca deve fazer. Se constantemente você sente dificuldade de pagar os seus cartões de crédito e inclusive procura outro cartão para pagar a dívida, é bem provável que você já esteja com problemas. Ademais, deixar de pagar uma fatura e pagar somente o mínimo vai lhe trazer dívidas cada vez maiores pelos altos juros cobrados pelas operadoras de cartões de crédito.

3- Ignorar suas dívidas nos cartões de crédito

Fingir que as suas dívidas de cartão não existem faz com o que elas aumentam na medida que o tempo passa. Enfrentar e pagar essas dívidas mais cedo é o importante para que não fiquem totalmente fora do controle.

4- Você gasta mais do que pode pagar

Se você gasta mais do que pode pagar suas dívidas, este ciclo irá sempre permanecer. Por isso, você deve parar de usar os seus cartões de crédito se deseja quitá-los e sair das dívidas.

5- Você não tem um fundo de emergência

Se você não tem reservas para emergências e se ver usando cartões de crédito sempre em situação imprevista, esse é um sinal de que você está usando o cartão de forma errada. Logo, você deverá começar agora mesmo construir um fundo de emergência. Para isso, se comprometa consigo mesmo e junte fielmente uma quantia a cada mês visando alcançar esse objetivo.

6-Você não tem um plano para quitar suas dívidas de cartões de crédito

Se você tem dívidas no cartão e não está planejando nem trabalhando ativamente para pagar suas faturas, elas provavelmente irão virar uma bola de neve cada vez maior. Portanto, caso tenha dívidas, é essencial que analise o seu orçamento para verificar sua capacidade de pagamento e renegociar sua dívida.

7- Você usa cartão de crédito para comprar coisas extremamente caras
Os altos limites do cartão de crédito nos dão a impressão de que podemos comprar qualquer coisa. Entretanto, usar o cartão para ter um estilo de vida que não pode manter é uma decisão que fará você se afundar em dívidas e o caminho para melhorar suas finanças estará mais distante.

8- Você tem faturas antigas para pagar
Se você tem faturas antigas que ainda não foram pagas, provavelmente está com grandes problemas financeiros que o impedem de realizar esses pagamentos. Contudo, lembre-se
que quanto mais tempo passar, as suas dívidas maiores irão se tornar. Nessa situação, a primeira coisa que você deve fazer é analisar o seu orçamento e isso pode te ajudar a ver onde cortar despesas e arrumar o dinheiro para pagar suas dívidas do cartão.

Depois de conhecer os 8 sinais de que você está usando o cartão de forma errada coloque o seu orçamento em dia e evite o acúmulo de dívidas usando o seu cartão de forma consciente.

Gostou deste post da G44 Brasil? não se esqueça de comentar e compartilhar este post com seus amigos que estão nessa mesma situação!



1 comentário

Deixe uma resposta