Brasil extrai cerca 81,2 toneladas de ouro por ano

A mineração é um dos setores de base na economia do Brasil, o que colocou o país na lista dos maiores produtores de ouro do mundo.

Segundo a Agência Nacional de Mineração, nos últimos cinco anos foram minerados 406 toneladas do metal precioso, o que significa uma produção média de 81,2 toneladas, por ano. Isso equivale a cerca de gramas de ouro por habitante do país.

A maior parte do minério extraído é vendido para outros países. Entre os principais compradores estão a Alemanha, o Reino Unido e a Suíça. O metal precioso é extraído principalmente das montanhas de Minas Gerais, de onde é retirado mais de 60% do metal, seguido por Goiás e Bahia.

Mais da metade do ouro produzido em todo o mundo é utilizado por ourives na confecção de joias. Quando não é destinado a essa indústria, ele é usado como lastro em bancos oficiais, fabricação de moedas, investimento pessoal ou mesmo utilizado em outros setores da indústria, como na produção de eletrônicos, cosméticos e artesanato.

Ouro no Brasil

A economia brasileira sempre teve uma relação positiva com a mineração. A atividade é responsável pelo equilíbrio dos índices de crescimento nacional sendo responsável por 5% do Produto Interno Bruto (PIB).

A indústria extrativista de metais é responsável por cerca de 25% do saldo comercial brasileiro e é um grande protagonista econômico do país, em função do potencial do solo nacional, que geograficamente ainda não foi completamente mapeado.

Fonte: Portal R7



Deixe uma resposta